Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrado em Matemática, ênfase em Criptografia
Dissertação: Modelo satelital para geração de chaves criptográficas perfeitamente seguras
Resumo: Esta dissertação revisita o artigo Unconditional Security in Cryptography, de Stefan Wolf , abordando um modelo de geração e distribuição de chaves que permite a utilização do One-Time Pad com a seguranca que lhe e peculiar, o que se pensou inviavel por muito tempo. Esse modelo, pautado em um cenário realista, utiliza as interferências inerentes da comunicação satelital para gerar sequências de bits aleatórios, as quais, após escolhidas de forma adequada para privilegiar os participantes legítimos da comunicação, são submetidas as fases de correção de erros e de aumento da privacidade. Dessa forma, os participantes legítimos passam a possuir, em comum, uma chave criptográfica altamente segura. Esse elevado nível de segurança pode ser alcançado mesmo na presença de um participante não autorizado que intercepte toda a comunicação, ainda que este possua vantagens tecnológicas sobre os demais, fato que será provado com a utilização de conceitos de Teoria da Informação.
Publicações
Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais
Especialização em Inteligência de Estada e Inteligência de Segurança Pública
Monografia: Aquisição e desenvolvimento tecnológico no âmbito do sistema de inteligência brasileiro: o caso do Departamento de Polícia Federal
Resumo: Este trabalho teve como foco central investigar qual o lugar do desenvolvimento tecnológico no sistema de inteligência do Departamento de Policia Federal (DPF) e a importância que tem sido dada ao processo de avaliação de aquisição de novas tecnologias. Em princípio elabora-se uma discussão teórica discorrendo em termos conceituais sobre o que é inteligência, o nível de profissionalismo da atividade, bem como alguns processos que compõem o ciclo de inteligência. Para responder à questão elaborada, além de se estabelecer os parâmetros conceituais, mapea-se os principais sistemas informacionais utilizados pelo DPF, bem como os tipos de equipamentos eletrônicos adquiridos e utilizados. Posteriormente realiza-se uma discussão a respeito da importância do investimento em desenvolvimento de tecnologia, considerando os graus de vulnerabilidade e dependência que a ausência de tecnologia própria nesta esfera acarreta, considerando os estudos prospectivos elaborados pela RAND Corporation, que elenca uma série de requisitos presentes em um conjunto determinado de países visando estimar o nível de desenvolvimento tecnológico que cada um alcançará em 2020. Além de mapear a situação do DPF face às expectativas da RAND Corporation em relação ao Brasil analisa-se, a título de comparação, os mecanismos de desenvolvimento tecnológico implementados pelos sistemas de inteligência inglês e estadunidense. A análise de tais exemplos visa demonstrar como o investimento em tecnologia dentro do sistema de inteligência tem sido de extrema importância para assegurar maiores graus de confiabilidade, segurança, independência e autonomia em relação aos outros países e, de alguma medida, até mesmo produzirem impactos positivos no desenvolvimento tecnológico do país de uma maneira geral. As perspectivas geradas pelo conjunto de análises expostas são o objeto principal da pesquisa que ora se passa a apresentar.
Associação Brasileira de Estudos de Defesa
Palestra
Artigo: Aquisição e desenvolvimento de tecnologia no sistema de Inteligência da Polícia Federal brasileira
Resumo: O trabalho ora proposto analisa o processo de aquisição e desenvolvimento de tecnologia no sistema de inteligência da Polícia Federal brasileira. Como aspecto fundamental da pesquisa, mapeamos os principais sistemas informacionais utilizados, considerados os softwares disponíveis, bem como os recursos técnicos. Buscou-se analisar a tecnologia disponibilizada, bem como o grau de vulnerabilidade implícito, em face da dependência da Polícia Federal no que tange às empresas responsáveis pela disponibilização de tais softwares e hardwares. Posteriormente realiza-se uma discussão a respeito da importância do investimento em desenvolvimento de tecnologia, considerando os graus de vulnerabilidade e dependência que a ausência de tecnologia própria nesta esfera acarreta, considerando os estudos prospectivos elaborados pela RAND Corporation, que elenca uma série de requisitos presentes em um conjunto determinado de países visando estimar o nível de desenvolvimento tecnológico que cada um alcançará em 2020. Além de mapear a situação do DPF face às expectativas da RAND Corporation em relação ao Brasil analisa-se, a título de comparação, os mecanismos de desenvolvimento tecnológico implementados pelos sistemas de inteligência inglês e estadunidense. A análise de tais exemplos visa demonstrar como o investimento em tecnologia dentro do sistema de inteligência tem sido de extrema importância para assegurar maiores graus de confiabilidade, segurança, independência e autonomia em relação aos outros países e, de alguma medida, até mesmo produzirem impactos positivos no desenvolvimento tecnológico do país de uma maneira geral.